terça-feira, 7 de setembro de 2010

Processo Formativo em Educação Ambiental

          O projeto Mais Educação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, serviu de modelo para educadores internacionais e representantes do Ministério da Educação conhecer formas para desenvolver o projeto de Escola Sustentável e Com-Vidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) com os estudantes. O projeto que estende  o aprendizado para além das salas de aula, no contra turno, insere a Educação Ambiental como conceito para mudanças de atitude e valores na vida.  .

            O projeto de Educação Ambiental trabalhado pelo Ministério da Educação 

reúne os projetos nacionais, Mais Educação e Ensino Médio Inovador, como instrumento para o desenvolvimento da Educação Ambiental nas Escolas. Nesses dois projetos estão inseridas as propostas do MEC para implantar e implementar a Escola Sustentável como um instrumento de construção da cidadania permeando e fortalecendo o conceito de aprendizado.

         A presença dos educadores se deu a partir do Encontro Nacional, promovido pelo MEC com representantes de 23 estados brasileiros, no Sesc Pantanal de 9 a 12 de agosto, dentro do projeto formativo de Escolas Sustentáveis/Com-Vidas. O processo formativo, desenvolvido coletivamente, por meio da troca de vivências, foi ofertado por três universidades Federais, duas da região Centro Oeste (MT e MS) e uma de Ouro Preto, Minas Gerais.

         A proposta é trazer para o macro campo do Programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador a educação ambiental. Os professores capacitados farão o assessoramento trazendo metodologia para potencializar as habilidades da escola, aprimorar e elevar a consciência da educação ambiental..

         Realizado em Mato Grosso, na Cidade de Poconé, onde se fizeram presentes Escolas Públicas Estaduais, entre estas quatro de Alagoas: Maria Ivone, Théo Brandão, Salete de Gusmão e Manuel Lúcio. O encontro contou com a presença de 280 pessoas.

         A Profª. Silvana Rodrigues, representou nossa escola a qual se propõe a dar continuidade ao processo de formação junto à equipe de gestores, coordenação, alunos e comunidade na implantação do Com-Vida. Todos compartilhando num trabalho de formação humanista, científica, e sustentável. 









                                                               Que coragem!

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